No momento em que forças ucranianas estão perdendo o controle sobre o bolsão da região russa de Kursk, que capturaram no ano passado, tropas da Ucrânia realizam uma incursão pouco divulgada em Belgorod, de acordo com blogueiros militares russos.
Diversos correspondentes militares russos disseram nesta sexta-feira (28) que tropas ucranianas estavam em Belgorod e travando batalhas com forças russas na região.
Nem Kiev nem Moscou confirmaram os relatos, embora o Ministério da Defesa da Rússia tenha dito há 10 dias que suas forças haviam frustrado cinco tentativas ucranianas de atravessar a fronteira em Belgorod.
Os militares ucranianos não comentaram sobre nenhuma investida na região de Belgorod. No entanto, o sigilo também pode indicar motivos de segurança operacional.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que as forças ucranianas haviam tomado “certas medidas” na Rússia fora da região de Kursk para aliviar a pressão sobre as tropas ucranianas na área.
Zelensky declarou que a ação tinha o objetivo de “reduzir o acúmulo” de tropas russas e ocorreu “um pouco abaixo da região de Kursk”. Ele não entrou em detalhes.
Andrii Kovalenko, do Conselho Nacional de Defesa e Segurança da Ucrânia, sugeriu em uma declaração de 18 de março que as forças ucranianas poderiam agir na região de Belgorod. O objetivo seria “neutralizar as ameaças” das forças russas que poderiam se acumular perto da fronteira.
Fonte:G1








